top of page
RELEASE

O CD "monUMento" é o resultado da seleção de alguns poemas escritos por Márcio Jorge e musicados/interpretados/produzidos por Uber Alves, utilizando um notebook simples, microfone amador, fones comuns e softwares livres.

A ideia do CD surgiu durante a leitura dos poemas no blog de Márcio por Uber, que resolveu musicá-los meio ao acaso através de registros de áudio via celular, experimentações sonoras no computador/"studio", pesquisas sobre metodologias musicais, tutoriais online, diversos ensaios e anotações. Seguiu-se então a troca de inúmeros e-mails/arquivos com o autor dos poemas para reuniões a fim de desenvolver o projeto que se formava sem prazos definidos, até mesmo por ser uma obra em aberto e independente. O disco online é inspirado nos álbuns "Mensagem 2"de André Luís Oliveira (BA, 2004), "Canções de Apartamento" de Cícero (RJ, 2011) e "Couve" de Jaloo (PA, 2013) que estimularam Uber a formatar a sua própria versão por meios alternativos e tendo como uma de suas premissas a filosofia dos direitos autorais livres, inclusive com o uso exclusivo de programas de computador não comerciais. disponíveis gratuitamente na internet. Estima-se que o CD tenha levado 5 anos para ficar pronto até o momento de sua publicação em 2016, é claro que com algumas pausas pra estudos e aperfeiçoamento das diversas metodologias utilizadas.

 

"monUMento" é também o resultado autoral de um antigo anseio de criação artística da dupla que são amigos de infância e se conhecem há mais de 40 anos em Salvador/BA ! Simboliza os pequenos marcos do cotidiano, de como pequenas coisas (no caso, poemas e canções) possuem grande importância para cada um. O "UM" em destaque no título representa as iniciais de Uber e Márcio, que conceberam a arte da capa (imagem sobreposta dos rostos da dupla) e contracapa (textura de papel amassado no fundo do site). Também representa o primeiro CD experimental, dedicado a todos que acreditam nas pequenas coisas com grandes significados.

 

I M P O R T A N T E

 

Devido às condições caseiras de gravação, sujeitas a instabilidades, improvisos, microfonias, interferências e ruídos, recomenda-se a audição das músicas do playlist com fones de ouvido para menor dispersão sonora.
 

As composições, vozes, backing vocals (vocais de fundo/coros), gravações, edições, produções, mixagens, programações, efeitos, arranjos eletrônicos e bases sonoras pré-gravadas foram processadas autodidaticamente em programas gratuitos baixados da internet sem quase nenhum conhecimento teórico, artístico e técnico de áudio ou música. Quase todas as canções tiveram várias versões, todavia o repertório final foi adaptado ao conceito geral -do disco.

 

É possível também ouvir o CD pelo smartphone (celular), acessando ou copiando o endereço do link no navegador do seu celular, inclusive pode-se usá-lo como alternativa em caso de alguma falha técnica aqui. Se acaso a lista das músicas aparecer incompleta no player por alguma falha do navegador e/ou servidor, tente ouvir direto pelo Soundcloud (link abaixo do player) ou basta ainda clicar para ouvir normalmente desde a primeira música (ou qualquer outra que estiver visível na sua tela), pois a sequência de reprodução geralmente não é alterada. Para auxiliar seu acompanhamento da audição nesse caso, segue a lista das 16 músicas por ordem de reprodução: 

1. PONTO FINAL, 2. EVIDÊNCIA, 3. PASSO A PASSO, 4. ERRÂNCIA, 5. OUTRA VEZ, 6. OBSERVANDO, 7. O INFINITO PEDAÇO DE TODAS AS COISAS, 8. MUNDO, 9. POR UM MOMENTO, 10. TRIBOS, 11. REINO, 12. ABRAÇO DE UM POEMA, 13. SEGUIMENTO, 14. NA ILHA,

15. DESVIO, 16. MAIS DE CADA.

 

Créditos: Arranjos copyrights livres (1, 2, 4, 6, 9, 11, 12, 13, 14, 15), Arranjos eletrônicos by Uber (3), Mix de base by Uber (5, 7, 10, 16), Arranjo solo de clarinete sintetizado by Uber (6). Arranjos em pesquisa para créditos (8), Vinheta dedicada ao artista Oswaldo Montenegro (10). Duração Total: 40:50 minutos.


Caso queira utilizar as músicas e/ou poemas para alguma finalidade não comercial, basta informar aos autores previamente, citar a fonte e dar os devidos créditos, pois o CD é gratuito. Divirta-se como nos divertimos ao criar esse projeto audiovisual (CD e site). Agradecemos a sua colaboração e a ajuda de todos os amigos monumentais !  

 


CONTATOS + INFOS: Uber's Project Online & Eco das Nuvens

 

Site by Uber's Pro. On.
 OUVIR COM FONES 
Vídeo da música de abertura do CD editado antes do lançamento do projeto.

Poemas Musicados Comentados

by Uber (Márcio conteve-se em sua introspecção poética até o momento...)

PONTO FINAL

“A melodia dessa canção foi guiada pelos backings em gênero meio “black” que foram pensados antes mesmo da estrutura em si, assim o conceito dessa (e de todas as outras do repertório) era evitar refrões e repetições da letra (sem tantos apelos e/ou fórmulas comerciais), pois o mote era focar na mensagem textual dita apenas uma vez (exceto nesse caso e em poucos outros), como num recital de poemas, só que musicado. Apesar de ir por um outro caminho, o resultado gerou a música escolhida para abrir o CD e inspiração do clip com imagens (re)editadas do YouTube.” 

 

EVIDÊNCIA

“Utilizei os backings como suporte para o vocal principal e experimentos vocais ao final que geraram algumas risadas solitárias  nos ensaios antes das gravações pelas madrugadas adentro... O “clima de luau” pediu o vocal um pouco menos preocupado com a rigidez métrica, daí deixar as coisas mais “soltas e loucas” como concordou o Márcio na co-direção artística do projeto. Talvez seja a faixa mais despretensiosa do CD.”

 

PASSO A PASSO

“A base eletrônica com sintetizadores foi criada antes da melodia que adaptei à letra do poema com algumas modificações instrumentais para encaixe de toda a estrutura da composição. Foram feitas algumas outras versões que ficaram para trás no processo de aperfeiçoamento da canção, assim como em quase todas as outras...” 

 

ERRÂNCIA

“O tom melancólico da letra do poema ganhou novo prisma com um arranjo que segue um rumo ambivalente à mensagem original para redimensioná-la numa proposta inusitada. Backings finais com três camadas sobrepostas de voz para encorpar o clima alto astral numa letra nem tanto assim...”

OUTRA VEZ

“Os arranjos são uma mixagem criada previamente que se adaptou à melodia e à letra numa “colagem híbrida multidimensional“ que exprime a mensagem do poema por caminhos ainda mais alternativos, uma das principais propostas da obra como um todo.”

 

OBSERVANDO

“A parte mais trabalhosa dessa música foi sintetizar o arranjo de clarinete que foi elaborado com a própria voz, enquanto outro desafio foi dosar os backings para deixar a sonoridade mais interessante, embora o resultado da mixagem não tenha ficado bem como queria. Depois de pronta e de tantos processos técnicos, nem mesmo lembro exatamente como cheguei ao fim, o que também acontece com outras músicas com metodologias e recursos mais complexos.” 

 

O INFINITO PEDAÇO DE TODAS AS COISAS

“Com essa canção iniciou-se a exploração de criações eletrônicas diante do fato de não ser músico nem saber nada de teoria musical, apenas usar e abusar do recurso instintivo criativo musical. A primeira composição gravada do CD tem estrutura bem simples de loops rítmicos e pitadas de efeitos eletrônicos ao final, elaborados nos primeiros softwares livres que experimentei e que me levaram a programas com mais recursos.”  

 

MUNDO

“Uma música que foi inicialmente gravada com problemas técnicos de apenas um canal de áudio (mono), resolvido posteriormente com edição sonora que a fez entrar no repertório do CD quase de última hora. Gravada num só take, foi mantida do jeito que está após alguns poucos ensaios.” 

POR UM MOMENTO

“Uma canção complicada de memorizar e gravar pela sua fragmentação melódica, tanto que até hoje tenho dúvidas do caminho tomado em alguns trechos que não soaram como pretendia, porém nada impede de ainda encontrar o melhor deles para uma pequena regravação já que o CD é uma obra aberta e (ainda) inacabada com eventuais aperfeiçoamentos. Assim, essa é a versão final, nem que seja ”por um momento”, o que é válido para todas as outras do disco.“ 

 

TRIBOS

“Uma vinheta cujo arranjo é o único que possui cifras por ter sido elaborada com metodologia diferente das demais canções. Alguns defeitos técnicos devido á pouca memória do computador acabaram virando “efeitos tècnicos”, pois era tudo o que dava pra fazer com os materiais (softwares e hardwares) disponíveis.”

 

REINO

"Uma canção inspirada na filosofia rocker com uma interpretação um pouco tensa (pelo medo de esquecer a melodia), densa (pelo lirismo da letra) e contida (pela necessária interpretação). Á medida que se aproxima do final, os backings vão deixando a música mais leve, afinal são com os vocais de fundo que consigo relaxar mais durante os ensaios.” 

 

ABRAÇO DE UM POEMA

“A melodia quase declamada da canção somou-se ao clima soturno dos arranjos que inspirou os backings, sempre a parte mais fluida e menos problemática de elaborar nas composições.”  

 

SEGUIMENTO

“Uma mistura que passa por folk e rock, gêneros inspiradores dessa canção básica com adição de efeitos vocais dramáticos de fundo para enriquecer a sua intensidade.”  

NA ILHA

“Os ensaios dessa canção foram dificultados pela busca do tom mais adequado que exprimisse a sensação de ondas sonoras e marítimas que nos levem não se sabe bem pra onde, apenas para longe... tudo isso com muitas camadas de efeitos e ecos nos backings para tentar chegar lá sem morrer na praia.”  

 

DESVIO

“Uma espécie de poesia musicada “concreta” e suas pirações, tais como backings distorcidos e efeitos que exploram os dois canais de áudio (direito e esquerdo), visando ampliar a dinâmica experimental e instigar a audição para reafirmar o seu texto e contexto.”  

 

MAIS DE CADA

“A proposta era fazer uma balada simples, somente um único instrumento e voz num arranjo minimalista que resolvesse bem a letra curta do poema, portanto sem excessos para sintetizar e encerrar o discurso da obra com a sofisticação da simplicidade.”

Contact
bottom of page